quarta-feira, 29 de julho de 2009

Para uma boa alimentação, coma frutas de montão.


N Design Olinda. 2009
1800 participantes, calor, bagunça, palestras,oficinas, ônibus assaltado, tiroteio, verdadeiras crateras e muito pouco asfalto. O que foi isso tudo?
Na verdade foi uma grande e intensa lição, ou missão, onde fui convidado a palestrar com o meu "TV Kills Arte Ataque!".
Como sempre, só aceito palestrar para universitários se a organização combinar um ataque do "grafite Cidadão" na comunidade. Ganhei de presente dar uma oficina e o muro externo da Escola Monsenhor Fabrício, no bairro Peixinhos - Olinda.
Tinha convidado um pessoal (muito gente boa) de Bauru, que já conhecia de outras palestras, mas o único que encarou essa empreitada foi Lucão, que se mostrou um cara de grande coração e já iniciado ao trabalho social.
Não deu outra, a garotada da escola adotou Lucão como herói! Foi tema de desnhos e caricaturas. Resposta imediata pra quem tá a fim de receber a boa e iluminada moeda do trabalho social: a atenção e o olhar das crianças.
Dia da palestra:
Durante a muito legal e apimentada palestra no N Design, que tinha gente até debaixo do telão (lotado!), convidei os presentes a participarem da oficina e da pintura no murão do colégio. Quando acabou a palestra quase fui atropelado de tanta gente querendo participar, mas como sempre, de 40 pessoas, sobraram uns 8 interessados.
A interação desse intercâmbio entre universitários,alunos da 7º série e o grafite social, foi uma das maiores experiências que tive com o Grafite Cidadão. Diante de toda aquela loucura que foi o evento, por um raro e especial momento vi o futuro próximo e o futuro distante compartilhando o mesmo olhar de esperança, felicidade e paz de espírito. Só quem passou uma tarde inteira grafitando um muro sabe a alegria instantanea o bem que faz a autoestima.
A foto acima é um dos alunos da escola, que com a simplicidade de uma criança e a poesia que só existe em Pernambuco pode expressar.
E assim mais uma vez volto com a paz e a certeza de que o caminho é esse.
Revolução pela Educação!